O que é humildade e qual seu significado na bíblia?


A humildade é o oposto do orgulho. Ser humilde significa ter uma atitude mental que jamais se deixa levar pela soberba e pela arrogância.

Por toda a Bíblia a humildade é uma qualidade elogiada, e não raramente as bênçãos do Senhor são derramadas sobre os humildes. O escritor de Provérbios diz que a humildade precede a honra Provérbios 15:33 e 18:12. Na Bíblia a humildade aparece muitas vezes em conexão com a mansidão. Essa relação é tão profunda que em certas passagens bíblicas as palavras humildade e mansidão são usadas para traduzir os mesmos termos originais.

A palavra "humildade" traduz um vocábulo bíblico que em sua derivação sugere uma intima ligação com a aflição; como sendo um resultado dela. Isso significa que muitas vezes a aflição faz parte do propósito de Deus com o intuito de produzir humildade de espírito. A humildade é uma virtude tão fundamental na vida do cristão que faz parte do próprio caráter de Deus. A Bíblia diz que Deus é incomparavelmente exaltado, majestoso e grandioso; mas ainda assim ele se inclina para observar a criação Salmo 113:5,6.

Somente o fato de o Deus Todo-Poderoso se relacionar com uma criatura tão falha e limitada quanto o homem, já demonstra tamanha humildade. Além disso, o salmista diz que a grandeza do servo de Deus é resultado da humildade que Deus demonstra para com ele Salmo 18:35.

Mas a humildade é uma virtude que também pode ser simulada por algumas pessoas. O apóstolo Paulo faz um alerta sobre isso e denuncia aqueles que fingem ser humildes por meio de falsas atitudes de auto humilhação Colossenses 2:18,23. Há diversos exemplos de humildade na Bíblia, como também há exemplos de pessoas que padeceram pela falta de humildade. O rei Nabucodonosor foi alguém que abraçou a arrogância e desprezou a exortação divina acerca da necessidade da humildade. Por esse motivo ele foi castigado por Deus e no final teve de reconhecer a grandeza do Senhor Daniel 5:18-21.

Mais tarde, Belsazar caiu num erro ainda pior. Ele não aprendeu nada com o exemplo de Nabucodonosor e foi repreendido pelo profeta Daniel que denunciou sua falta de humildade (Daniel 5:22). Por outro lado, homens como Abraão, Jó, Moisés, Jeremias, Paulo e tantos outros personagens bíblicos, refletem o que significa ter um espírito humilde. Mas sem dúvidas encontramos em Jesus Cristo o exemplo supremo de humildade. Durante seu ministério terreno, Ele forneceu várias demonstrações visíveis de humildade, como por exemplo, sua atenção com as pessoas desprezadas e rejeitadas, ou quando Ele lavou os pés de seus discípulos João 13:3-16

O apóstolo Paulo olhou para a vida de Cristo como o maior de todos os exemplos de humildade, e com o qual os cristãos devem aprender e imitar. O Filho de Deus deliberadamente pôs de lado sua prerrogativa divina e se esvaziou a si mesmo tomando a forma de servo. Sendo encontrado em forma humana, Ele humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte. Mas no tempo devido Ele foi exaltado soberanamente Filipenses 2:5-9.

O cristão, ele deve ser humilde!! Definitivamente a humildade é uma característica cristã necessária. Há diversas passagens bíblicas que enfatizam a necessidade de se ter um espírito humilde. A verdadeira humildade é desenvolvida no crente pela ação e habitação do Espírito Santo de Deus em sua vida.

A humildade não é um mero complexo de inferioridade. Ela é uma atitude sincera que não dá lugar para a arrogância e a autossuficiência; pois aquele que é verdadeiramente humilde reconhece sua total dependência de Deus; ele sabe que tudo o que tem vem do Senhor. A Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes Provérbios 3:34. Através do profeta (saías, o próprio Deus que é sublime e grandioso, diz que se deleita em habitar com aquele que tem um espírito contrito e humilde. O Senhor Jesus também disse que os humildes são bem-aventurados Mateus 5:312. Além disso, Ele mesmo declarou: Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29.

Uma das parábolas de Jesus também trata exatamente dessa questão. Na Parábola dos Primeiros Lugares, Jesus ensinou uma importante lição sobre a humildade e a auto depreciação. Essa parábola se harmoniza ao ensino de que a humildade precede a honra. Por isso Jesus concluiu a parábola dizendo que qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 14:8- 11. Paulo exorta os cristãos a não fazerem nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas por humildade. Paulo aconselha cada um de nós a desenvolveremos a verdadeira humildade, uma humildade que é acompanhada de outras virtudes como a misericórdia, a benignidade, a mansidão, a longanimidade, o perdão e, o amor!! Ame, tenha fé, seja verdadeiro, mas acima de tudo que a humildade seja algo frequente e não ausente em seu coração!

Que Deus te abençoe rica e abundantemente!!

Pr. Adriano Lessa